Decorrem a bom ritmo as obras de reposição do pontão sobre o rio Nhamitsatse, na Estrada N304: Mussacama-Calómuè, no distrito Tsangano, Província de Tete, danificado pela fúria das águas no início do presente ano.
As obras que vão decorrer por um período de três meses, consistem na demolição da estrutura existente e construção duma nova, com maior capacidade e resiliência a possíveis situações calamitosas.
Segundo avançou Victor Maicolo, delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Tete, a infraestrutura está sendo construída através de parceria público-privada e vai substituir uma anterior estrutura de drenagem, que sofreu danos severos na última época chuvosa.
“para esta obra, devo dizer que é uma empreitada que está sendo gerida numa parceria público-privada, onde o trabalho está sendo levado a cabo pela empresa Monta Engil e estão a intervir em vários pontos e tem um departamento específico que gere a área de orçamentação e planificação”, disse Maicolo.
Segundo Maicolo, o que levou a destruição da estrutura anterior, deve-se à existência de solos pantanosos que diminui a capacidade de suporte, o que fragiliza as fundações da estrutura.
“Tinhas uma estrutura anterior com uma secção de mais ou menos 2.5X2 metros e 18 metros de comprimentos, nesse caso, o desenvolvimento transversal em relação a estrada, e, neste momento vamos fazer com 3X3 metros e vai conferir maior capacidade de vasão” avançou o delegado da ANE em Tete.
Para permitir a fluidez do trânsito, foi aberto um desvio para a circulação de pessoas e bens, enquanto decorrem as obras que se prevê durem aproximadamente três meses.