Aceleram as obras de reposição da transitabilidade na Estrada N3 entre Impaputo a Goba, na Província de Maputo, com os trabalhos da montagem da montagem da ponte metálica sobre o rio Calichane a decorrerem a bom ritmo.

Segundo dados avançados pela delegada provincial da Administração Nacional de Estradas em Maputo, Rubina Noormomede, neste momento decorrem trabalhos de montagem de vigas e painéis contra-ventamentos da estrutura metálica da ponte, tendo sido montados 13 painéis de um total de 20 e seguir-se-á a montagem da proteção do encontro com gabiões.

“Neste momento podemos dizer que o rendimento da montagem da ponte metálica é de três painéis por dia, e, à medida que os painéis são montados, o empreiteiro vai avançando com o lançamento da Ponte, prevendo-se que termine no dia 20 de corrente mês, altura em que dará início a construção da rampa de acesso em betão armado do lado de Goba” garantiu Rubina. 

Até ao presente momento, já foi concluído desvio da ponte de forma a garantir a transitabilidade de pessoas e bens, realiados estudos de estabilidade dos pilares, construídos os encontros em betão armado do lado de Goba e maciços em betão armado, que servirão de encontro do lado de Impaputo, assim como o nariz de lançamento constituído por 13 painéis.

Recorde-se que a fúria das águas da última época chuvosa deitou abaixo a ponte sobre o rio Calechane, cortando a ligação entre as localidades de Impaputo e Goba, no distrito da Namaacha.

A estrada Impaputo a Goba constitui um dos corredores de desenvolvimento da SADC, porque permite a ligação entre Moçambique e a Reino de Eswatini, assim como a República da Africa do sul através da fronteira de Lavumissa, constituindo uma das vias rápidas entre a Capital da Província de Maputo e a Província de kwazulo Natal.