Imagem

O ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe afirmou hoje que o país se abre ao mundo ao acolher o seminário internacional sobre melhoria da resiliência da rede de estradas. Matlombe falava na abertura do Seminário Internacional sob o lema “Estratégias para Adopção de Custos Razoáveis para a Adaptação às Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável” que decorre na cidade de Maputo.

“Ao acolher este seminário, Moçambique abre-se ao mundo para partilhar e absorver conhecimentos sobre soluções resilientes e economicamente viáveis. É também uma oportunidade para debater estratégias que respondam às necessidades específicas das nossas estradas, sobretudo as rurais, que, apesar de menor volume de tráfego, são vitais para conectar zonas agrícolas produtivas aos principais mercados urbanos”, disse João Matlombe.

Segundo o titular da pasta dos transportes e logística, a adoção de soluções inovadoras e de baixo custo é essencial para que o Governo possa implementar programas de estradas orientados para o desenvolvimento acelerado das zonas rurais, promovendo a integração entre agricultura, indústria e turismo.

Para João Matlombe, ao integrar esta organização, Moçambique reafirma o seu compromisso com a inovação e a troca de experiências internacionais, visando fortalecer a capacidade técnica e institucional do país.

“Acreditamos que novas tecnologias e abordagens podem tornar a nossa rede viária mais resistente aos eventos climáticos extremos que, ciclicamente, nos afectam como chuvas intensas, ciclones e tempestades”, afirmou o dirigente.

O seminário é coorganizado pela Associação Mundial de Estradas (PIARC), Banco Mundial, ANE e Fundo de Estradas e decorre em Maputo, desde esta quarta-feira até sexta-feira (12 a 14). O evento junta especialistas em estradas de 128 países-membros da Associação.