As chuvas intensas que caíram na região sul do País nos últimos dias, aliadas às descargas pluviométricas associadas à Tempestade Tropical Severa “FILIPO”, condicionaram a transitabilidade em diversas estradas das províncias de Maputo, Gaza e Inhambane.
Segundo levantamentos preliminares feitos pela Administração Nacional de Estradas (ANE, IP), as chuvas causaram danos severos na rede de estradas, principalmente nas vias que atravessam as bacias hidrográficas afectadas pelo fenómeno. Exemplo disso, na manhã desta quarta feira, as águas do rio Changalane subiram de nível e provocaram o corte no km 6 desta via que liga as localidades de Changalane e Porto Henrique.
Na província de Maputo, em diversas estradas a transitabilidade está condicionada devido ao corte das estradas, alagamentos nas plataformas ou erosão em algumas pontes.
Por sua vez, as províncias de Gaza e Inhambane onde o fenómeno causou relativamente menos dano, registam transitabilidade condicionada em algumas vias por se verificar ocorrências de poças de água, pavimento escorregadio e alagamento das vias causadas pela subida de caudais dos rios em algumas vias distritais.
Neste momento equipas técnicas da ANE, IP encontram-se no terreno a monitorar a situação e a avaliar os danos, estando em curso intervenções que visam assegurar a transitabilidade, enquanto decorrem acções de mobilização dos equipamentos e materiais para a reposição dos danos ocorridos nessas estradas.