Nesta sexta-feira, 08 de Março, o Presidente da República de Moçambique, Filipe Nyusi, presidiu à cerimônia de lançamento do Projecto Promove Transporte em Gurué, província da Zambézia, em colaboração com a União Europeia (UE), para a asfaltagem dos troços da Estrada N103 Lioma-Mutuali, manutenção periódica das estradas Gurué-Nampevo, Majaua-Milange e Molumbo-Mugomo.

Trata-se do lote 2 do projecto, orçado em mais de 42 milhões de euros, que contempla a asfaltagem de 50 km da Estrada N103 Lioma-Mutuali e a manutenção periódica de 125 km do trecho Nampevo-Gurué.
O presidente Nyusi enfatizou que essas obras estruturantes, co-financiadas pelo Governo e pela UE, não só beneficiarão a província da Zambézia, mas também fortalecerão as trocas comerciais entre distritos locais e províncias vizinhas e até o vizinho Malawi no âmbito da integração regional.
Apelou ainda a boa execução das obras no respeito ao cronograma de implementação, segurança rodoviária e salvaguardas ambientais e sociais.
Durante o discurso, o Presidente Nyusi sublinhou a relevância do projecto e expressou sua confiança de que as melhorias nas estradas impulsionarão não apenas a conectividade regional, mas também catalizarão o desenvolvimento sócio-econômico e o turismo.
Carlos Mesquita, Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, destacou a inclusão das estradas Nampevo-Guruè, Milange-Majaua e Milange-Molumbo-Mugomo no lote 3 do projecto, estimados em perto de 20 milhões de euros, ressaltando a importância estratégica dessas vias que conectam centros de grande potencial agrícola.
O Embaixador da União Europeia em Moçambique, Antonino Maggiore, reforçou o compromisso em estabelecer um sistema eficiente de gestão de estradas e garantir a manutenção periódica. Destacou ainda o apoio da UE à estratégia do Governo moçambicano de construir com qualidade para evitar reconstruções frequentes.
Este lançamento representa um marco para o desenvolvimento das infraestruturas rodoviárias na Zambézia, com o Presidente Nyusi liderando os esforços em parceria com os Parceiros de Cooperação em particular a União Europeia.