O Governo moçambicano necessita cerca de 910 Mil Milhões de Meticais para se recuperar dos recentes ciclones e se preparar para futuros desastres, segundo Carlos Mesquita, quando se dirigia aos parlamentares durante a sessão de Perguntas ao Governo, havida na última quarta-feira, 10 de Maio, em Maputo.

Segundo Carlos Mesquita, este montante e as acções incluídas complementam os projectos prioritários para o alcance dos objetivos do desenvolvimento de infraestruturas.

“Não obstante, o país precisa de recursos substanciais para continuar a investir na prevenção, resposta e recuperação do tecido económico e social afectado, bem como na construção de infraestruturas resilientes” avançou Mesquita.

Segundo avançou Mesquita, país é vulnerável aos efeitos das Mudanças Climáticas devido por um lado, à sua localização geográfica na zona de convergência intertropical e por outro, situar-se à jusante de bacias hidrográficas partilhadas.

Como consequência dessas mudanças climáticas, acrescentou Mesquita “regista-se ocorrência de fenómenos extremos que provocam perdas de vidas humanas e destruição de infra-estruturas sociais e económicas, representando para o país, um retrocesso nos esforços do Governo no combate à pobreza e prossecução dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável”.